variável subordinada - significado y definición. Qué es variável subordinada
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es variável subordinada - definición

Variável livre; Variável ligada; Variável muda; Variaveis livres e ligadas; Variavel livre; Variavel ligada; Variavel muda

Variável categórica         
Em estatística, uma variável categórica é uma variável que pode assumir apenas um número limitado, e geralmente fixo, de valores possíveis, atribuindo cada indivíduo ou outra unidade de observação a um determinado grupo ou categoria nominal com base em alguma propriedade qualitativa. Na ciência da computação e em alguns ramos da matemática, as variáveis categóricas são chamadas de enumerações ou tipos enumerados.
Avião de geometria variável         
Um avião de geometria variável é um avião cujas asas são afixadas de maneira tal que seu ângulo (em relação à fuselagem) pode ser alterado durante o voo. Deste modo, este tipo de avião pode decolar e aterrissar com velocidades mais baixas (e portanto em pistas mais curtas) do que outros tipos de avião que sob outros aspectos que lhe são similares, mas que têm as asas fixas, estendendo-se a partir da fuselagem.
Renda variável         
thumb|200px|right|Histórico da cotação do ouro, considerado uma aplicação em renda variável Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. Os mais utilizados são: ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, commodities (ouro, moeda e outros), derivativos (contratos negociados nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas), e imóveis (FIIs, especulação e retorno de aluguéis).

Wikipedia

Variáveis livres e ligadas

Em programação de computadores, uma variável livre é uma variável referenciada em uma função, que não é nem uma variável local nem um argumento daquela função.

Em matemática, e em outras disciplinas envolvendo linguagens formais, incluindo a lógica matemática e a ciência da computação, uma variável livre é uma notação que especifica posições (lacunas) em uma expressão onde a substituição pode ocorrer. A ideia está relacionada a um marcador de posição (tal como a lacuna de um formulário) ou a um caractere curinga que representa um símbolo não especificado.

Exemplo: podemos convencionar que asterisco (*) em "Olá *!" é um símbolo-coringa, sendo substituído livremente por "mundo" (resultando em "Olá mundo!"); por "gente", (resultando em "Olá gente!") ou qualquer outra palavra.

A variável x passa a ser uma variável ligada (ou muda), quando escrevemos, por exemplo:

'Para todo x, (x + 1)2 = x2 + 2x + 1.'

ou

'Existe x tal que x2 = 2.'

Em ambas proposições, não importa logicamente se usamos x ou alguma outra letra. No entanto, ao optarmos por usar x estamos concordando em não mais usar esta letra para representar um valor específico, ao menos naquela parte da fómula em que ela é ligada. Em outras palavras, uma variável livre perde sua capacidade de indicar valores determinados ao tornar-se ligada.